terça-feira, 12 de maio de 2009

TEXTO: Novas Competências para Ensinar (Philippe Perrenoud)

Novas competências profissionais para ensinar
1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem;
Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem;
Trabalhar a partir das representações dos alunos;
Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem;
Construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas;
Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento
.
2. Administrar a progressão das aprendizagens
Conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos;
Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino;
Estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem;
Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa;
Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão;
Rumo a ciclos de aprendizagem.
3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação
Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma;
Abrir, ampliar a gestão de classe para um espaço mais vasto;
Fomecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades;
Desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo;
Uma dupla construção
.
4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho
Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criança a capacidade de auto-avaliação;
Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos;
Oferecer atividades opcionais de formação;
Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.
5. Trabalhar em equipe
Elaborar um projeto em equipe, representações comuns;
Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões;
Formar e renovar uma equipe pedagógica;

Enfrentar e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais;
Administrar crises ou conflitos interpessoais.
6.Elaborar,negociar um projeto da instituição;
Administrar os recursos da escola;
Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros;
Organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos;
Competências para trabalhar em ciclos de aprendizagem.
7. Informar e envolver os pais
Dirigir reuniões de informação e de debate;
Fazer entrevistas;
Envolver os pais na construção dos saberes
;
8. Utilizar novas tecnologias
A informática na escola : uma disciplina como qualquer outra, um savoir-faire ou um simples meio de ensino?
Utilizar editores de texto;
Explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino;
Comunicar-se à distância por meio da telemática;
Utilizar as ferramentas multimídia no ensino;
Competências fundamentadas em uma cultura tecnológica
.
9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão
Prevenir a violência na escola e fora dela;
Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais;
Participar da criação de regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta;
Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula;
Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça;
Dilemas e competências
.
10. Administrar sua própria formação continua
Saber explicitar as próprias práticas;
Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação continua;
Negociar um projeto de formação comum com os colegas (equipe, escola, rede);
Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo;
Acolher a formação dos colegas e participar dela;
Ser agente do sistema de formação continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a) ao"Tecendo Saberes"

Será um prazer tê-lo como visitante e comentarista
desse espaço educativo que terá toda exposição do desenvolvimento do programa
Gestão de Aprendizagem "Gestar II".
Participe, dê sugestões, a sua interação
será muito importante!!!
Aguardo comentários...
Ana Juralice.