segunda-feira, 27 de julho de 2009

ESCOLA ESTADUAL MARCOS ALBERTO DE SÁ LEITÃO


Cursistas: Antônia Alves Félix Ferreira
Suzanira Pereira de Souza

ATIVIDADE 01
· Ordene os versos do poema de modo que apresente uma sequência lógica.
ATIVIDADE 02
· Dialogando com o texto
1. Quem é o personagem do texto e que atividade econômica ele desenvolvia.
2.Em que local ocorreu a tragédia?
3.Qual pode ter sido o motivo que levou o personagem a tirar a própria vida?
4.Que sequência discursiva predomina no poema? Justifique sua resposta.
5.Que elementos há no poema que o diferencia de um texto em prosa?
ATIVIDADE 03
· Fazendo arte em arte
1. Ilustre com outras imagens o texto abaixo, a fim de que se torne mais atrativo para o leitor.
ATIVIDADE 04
· Produção de texto
1. Pense que você é um freqüentador do “bar Vinte de Novembro” e percebe muita tristeza e desolação no semblante de João Gostoso ao entrar no referido local.
Produza um texto que promova a elevação da auto-estima do pobre homem, apontando um outro fim para este triste episódio.
Sugestão
João Gostoso era carregador de feira-livre e morava no morro da Babilônia.
[ num barraco sem- número]
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu para esquecer os problemas
Cantou e cantarolou músicas da jovem guarda
Dançou e animou o ambiente
Depois de muitos copos
Adormeceu sobre a mesa
Afogado nas suas tristezas.
Relatório de Atividade
Avançando na prática
Fundamentada pelo estudo realizado nas unidades 09 e 10, do TP3, desenvolvi junto aos educandos da Escola Estadual Marcos Alberto de Sá Leitão, na turma de Correção de Fluxo 02, a elaboração de uma biografia. Para tanto, foi apresentado e estudado as biografias de “Carlos Drummond de Andrade” e de “Leonardo de Vinci”.
Após realizar as atividades de leitura, interpretação e caracterização do gênero em foco, orientei-os a produzirem uma biografia de alguém da família, amigo (a) ou conhecidos. Isto foi um encaminhamento para ser desenvolvido em casa.
Na semana posterior, solicitei as referidas produções. Entretanto, os discentes afirmaram não terem feito, exceto 02 (dois); pois tiveram dificuldades para realizá-la.
Diante do exposto, realizamos um novo estudo, utilizando como suporte o texto autobiográfico de “Fernando Pessoa”. Todavia, desta vez, pedi que elaborassem sua própria história de vida. A partir de então, houve uma maior assimilação do gênero, e a atividade foi desenvolvida. Decorrido o processo de correção ortográfica e reescrita dos textos, redistribui as autobiografias para que os discentes transformassem em biografias. Salientando, que cada um fez a de um colega da sala.
O resultado foi bastante positivo, levando em consideração as dificuldades de aprendizagem que a referida turma apresenta.
Suzanira Pereira de Souza (Professora Cursista)

3 comentários:

  1. Este encontro foi muito bom mesmo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Suzanira e uma Otima Diretora o colegio marcos alberto mudou pra melhor depois que ela entrou pra ser diretora otima educadora da exenplos otimos parabém suzanira e uma aluna dela que ama muito vc e admira ,Debora

    ResponderExcluir
  3. ola tem uma amiga minha que estuda ai,e gostaria muito de ter ela no meu orkut...
    por favor mande ela mim add...esse é meu email.
    carlos_herrera_@hotmail.com
    fico muito contente por isso..também ja estudei ai nessa escola e fiquei muito feliz as pessoas da ir,são muito legal..com os alunos..thau

    ResponderExcluir

Seja bem vindo(a) ao"Tecendo Saberes"

Será um prazer tê-lo como visitante e comentarista
desse espaço educativo que terá toda exposição do desenvolvimento do programa
Gestão de Aprendizagem "Gestar II".
Participe, dê sugestões, a sua interação
será muito importante!!!
Aguardo comentários...
Ana Juralice.