sexta-feira, 18 de setembro de 2009

MOMENTOS - 9º ENCONTRO - GESTAR LÍNGUA PORTUGUESA



As 8 h do dia 17 de setembro de 2009, concretizou-se o 9º encontro do Gestar II, Língua Portuguesa. Foi um momento de muita troca de experiências através das exposições dos avançando na prática, bem como dos depoimentos dos professores cursistas acerca do desenvolvimento das aulas depois do Gestar.
Tudo aconteceu a partir da acolhida com entrega do cartãozinho "leitura de imagem",remetendo a idéia da ajuda mútua. Em seguida, realizou-se um quebra cabeça, atividade dos AAAs professor e aluno, relacionando a unidade 15 seções 1, 2, 3 que trata da estrutura do texto, privilegiando procedimentos que possibilitem ao leitor para este fim como: conhecer as várias funções e formas das perguntas na ajuda á leitura do aluno, atingindo o objetivo de ler para aprender. Dando continuidade, foram bem discutidas pelos grupos de trabalho as referidas seções já mencionadas do TP4.
Foi lido e discutido coletivamente o texto "Ampliando nossas referências"(KLEIMAN, Angela) TP4 - Págs 147 e 148, despertando reflexões quando a autora nos convida a pensar destacando alguns pontos como: "a pobreza no ambiente de letramento, a própria formação precária de um grande número de profissionais que não são leitores tendo, no entanto, que ensinar a ler e a gostar de ler." Destaca (BELLENGER, Lionel) " para formar leitores, devemos ter paixão pela leitura."
Foram discutidos alguns pontos do projeto de leitura e escrita como atividade final do Gestar.
Os professores cursistas são comprometidos com o Gestar, discutem muito, questionam e são bastante exigentes nas aulas presencias, bem como na aplicabilidade em sala de aula demonstrando através dos avançandos, bem como em seus relatórios.
Com isso, quero externar a satisfação de está participando dessa formação com um grupo envolvente,dinâmico e disposto para aprender e ampliar o universo de conhecimento.
A pauta foi bem discutida e as seções 1, 2, 3 da unidade 16 ficou para o próximo encontro, tendo em vista o tempo previsto para o término do encontro.
A avaliação foi realizada e os professores envolvidos externaram muita realização profissional em participar de uma formação tão valiosa para suas práticas educativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a) ao"Tecendo Saberes"

Será um prazer tê-lo como visitante e comentarista
desse espaço educativo que terá toda exposição do desenvolvimento do programa
Gestão de Aprendizagem "Gestar II".
Participe, dê sugestões, a sua interação
será muito importante!!!
Aguardo comentários...
Ana Juralice.