domingo, 13 de dezembro de 2009

MEMORIAL DE LEITURA

Nos meus tempos de criança, conheci muitas histórias, que depois fui descobrir que eram clássicos da literatura, porque foram contados pelos meus avós e meus pais pela tradição da oralidade. A literatura era revelada não como um amontoado de regras, mas como um jeito rico e original de se falar do cotidiano ou das coisas mais importantes da vida. Trago a recordação de alguns livros que li como contos de fada (Branca de Neve, A Bela Adormecida, Pinóquio)além de histórias em quadrinhos que minha mãe nos presenteava quando vinha a cidade.(2ª de quatro filhas). Mais tarde passei a ler outros gêneros como o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Pequeno Príncipe, Helena, de Machado de Assis, além de outras leituras para entretenimento como A Megera Domada de Willian Shakespeare.
Com o passar do tempo, fui amadurecendo lendo revistas como Mundo Jovem, VEJA, Caras, jornais e outras fontes. Nos dias atuais tenho a marcante presença de livros como:" Pedagogia da Autonomia, Vida e Obra - ambos de Paulo Freire, Várias Histórias- Machado de Assis, Sonhos de uma noite de Verão - Willian Shakespeare, O Crime do Padre Amaro - Eça de Queirós, A Prática Reflexiva no Oficio do Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica - Philipp Perrenoud, Alfabetização e Letramento- Magda Soares, Vigotski e a Escola Atual: Fundamentos teóricos e implicações Pedagógicas- Sueli Guadelupe de Lima Mendonça Stela Miller, O Ensino e a Formação do professor- Angela B. Kleiman, Inês Signorini e colaboradores, Aprender na vida Aprender na Escola- Juan Delval, Avaliação Emancipatória- Ana Maria Saul, Disciplina- Limite na Medida Certa- Içami Tiba, Interdisciplinaridade - Ivani Fazenda, dentre outras leituras diárias como: A Bíblia, O Futuro da Humanidade , Nunca Desista de seus Sonhos- Augusto Cury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a) ao"Tecendo Saberes"

Será um prazer tê-lo como visitante e comentarista
desse espaço educativo que terá toda exposição do desenvolvimento do programa
Gestão de Aprendizagem "Gestar II".
Participe, dê sugestões, a sua interação
será muito importante!!!
Aguardo comentários...
Ana Juralice.