domingo, 13 de dezembro de 2009

TEXTO: GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS - O DIREITO A LITERATURA

Vivemos num país muito desigual, enquanto uns tem dignidade, outros vivem em situações desumanas, mas neste esforço para se construir um país mais justo, existe um direito, que precisamos valorizar que é o direito de ter acesso a Literatura.
Existem no Brasil hoje cerca de 68 milhões de jovens que, apesar de já terem aprendido a ler, não leem romances, nem livros de contos ou poesia, enfim, nenhuma obra literária.
Muitas obras literárias são publicadas no Brasil, mas basta entrar em qualquer livraria do país para perceber que elas são frequentadas por pessoas de classe média ou ricas e dá para entender o porquê. Os livros são muito caros. As bibliotecas, embora aumentando, ainda são poucas. Tudo isso contribui para afastar da literatura a maior parte da população, aquela mais pobre. As pessoas que têm mais recursos e mais oportunidades dão valor a Literatura, apreciam ler um bom romance, ler uma história que prenda a atenção ou ler um poema capaz de emocionar.
Mas por que essa prática hoje só está ao alcance de uma minoria?
Por que esse direito continua a ser negado?
O programa Gestão de Aprendizagem - GESTAR II traz uma proposta envolvente de como motivar o alunado a ler, compreender, emocionar-se desenvolvendo aulas prazerosas com os gêneros e tipos textuais no interior de nossas escolas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a) ao"Tecendo Saberes"

Será um prazer tê-lo como visitante e comentarista
desse espaço educativo que terá toda exposição do desenvolvimento do programa
Gestão de Aprendizagem "Gestar II".
Participe, dê sugestões, a sua interação
será muito importante!!!
Aguardo comentários...
Ana Juralice.