segunda-feira, 3 de agosto de 2009

6º ENCONTRO GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA


PAUTA 01/08/2009

Acolhida - Mensagem(Pessoas são como perfume)
Leitura compartilhada: " A Língua em todas as disciplinas".(Luiz Carlos Menezes)Avaliação do encontro anterior; Socialização da unidade 12;Dinâmica Balas para Crescimento TP3 167 E 168 (comentários);
OFICINA 06 UNIDADE 12 (Resultado do avançando na prática);
Recebimento dos relatórios;
DEVER DE CASA.

No dia 1º de agosto de 2009 ás 8 h na 11ª DIRED realizou-se o 6º encontro do GESTAR II Língua Portuguesa, os professores cursistas foram acolhidos com uma mensagem! "Pessoas são como perfume", foi prazeroso recebê-los valorizando a importância de cada um(a) através do aroma de perfume renovando a nossa vida, como forma de agradecimento. Dando sequência fez-se a leitura do texto " A Língua em todas as disciplinas", de Luiz Carlos de Menezes , o que proporcionou uma rica discussão. Realizou-se umaa valiação do encontro anterior e percebeu-se a satisfação dos cursistas em participarem de um programa tão rico como é o Gestar, outros externaram que não dispõem de tempo para se dedicarem como deviam mas, estão ampliando os conhecimentos dentro de suas limitações.
Introduziu-se a unidade 12 fazendo uma explanação acerca da Interrelação entre gêneros e tipos textuais, fazendo um passeio as seções:
SEÇÃO 01 - Olhar para o interior do texto, observando os tipos, quanto para o exterior, observando os gêneros;
SEÇÃO 02 - Detalhar o plano composicional do texto analisando as diversas sequências tipológicas que compoem os gêneros textuais;
SEÇÃO 03 - Reflexões sobre a mobilidade dos gêneros e tipos textuais, podendo migrar de um
gênero para outro.
Dando continuidade, os grupos de trabalho socializaram os estudos da referida unidade, fazendo a complementação das atividades de apoio nos AAAs do professor e do aluno com base no TP3, nas seções:
GT1 - SEÇÃO 01 Gêneros Textuais e Sequências Tipológicas;
GT2 - SEÇÃO 02 Sequências Tipológicas em Gêneros Textuais;
GT3 - SEÇÃO 03 A Intertextualidade entre Gêneros Textuais.
Foi realizada a Dinâmica Balas para Crescimento, analisando o texto com outros semelhantes, questionando que propósitos comunicativos se encontra em textos desse tipo? Proporcionando um momento de troca de carinho, amizade e descontração.
Foi socializado o Avançando na Prática(Oficina 06 unidade 12)
DEVER DE CASA: A parte II da oficina foi orientada da seguinte forma:
Leitura do Texto de Jô Soares;
A turma foi dividida em dois grupos:
GT1- Questão (b) TP3 - 194 Enumerar argumentos para que o texto seja considerado um exercício de redação escolar;
GT2 - Questão (c) TP3 - 194 Enumerar argumentos que mostrem não se tratar de um exercicio escolar. Será proporcionado um debate para socialização das referidas questões no próximo encontro.
CONSTATAÇÕES:
Percebe-se que a cada encontro há descobertas, inquietações, desejos de aplicabilidade das atividades em sala de aula. O 6º encontro foi interessante, a pauta foi cumprida, embora a II parte da oficina tenha sido encaminhada para casa ( O texto de Jô Soares) já especificado na pauta.
Os professores cursistas fizeram algumas reinvindicações no que se refere aos sábados que estão ficando sem tempo para eles, tendo em vista que neste mês de agosto vão trabalhar dois dias na escola e três no GESTAR.
Algumas sugestões foram dadas como: Trabalhar o dia 13 deste o dia todo(próxima quinta-feira), para terem dois sábados livres, a idéia foi dada e agora vai se estudar a possibilidade juntamente a coordenação e a gestora da 11ª DIRED Sra. Norma Rocha Ferreira Marques que nos dá total apoio neste programa.
Os relatórios ficaram para serem entregues próximo encontro, tendo em vista ser preciso fazer alguns ajustes.

Ana Juralice Oliveira de Medeiros - Formadora de Língua Portuguesa

Um comentário:

  1. CARA PROFESSORA
    É um prazer muito grande poder visitá-la e perceber a empolgação de toda equipe GESTAR em participar desta formação continuada com o objetivo de melhorar a prática em sala de aula e a apendizagem dos nossos alunos.
    parabéns
    bjos, NORMA 11ª DIRED

    ResponderExcluir

Seja bem vindo(a) ao"Tecendo Saberes"

Será um prazer tê-lo como visitante e comentarista
desse espaço educativo que terá toda exposição do desenvolvimento do programa
Gestão de Aprendizagem "Gestar II".
Participe, dê sugestões, a sua interação
será muito importante!!!
Aguardo comentários...
Ana Juralice.