sábado, 22 de agosto de 2009



REFLEXÕES ACERCA DO LETRAMENTO



[...]meu pai ele não tinha o estudo, não é? O estudo que ele tinha era nada quase, mas o meu pai se expressava muito bem, sabe? Ele gostava muito e se apresentava, sabia com pouco estudo, mas devia de ser inteligente, não é? Porque o papai gostava de ler, não é? Lia muito, então, o papai falava muito bem...

LETRAMENTO: QUAL A SUA ORIGEM?



• Soares (1998), palavra inglesa “literacy”, pessoa educada, especialmente capaz
de ler e escrever;
• A autora afirma que existe um “elo” uma “conexão”, entre alfabetização e letramento;
• Alfabetização – aquisição do código da leitura e da escrita pelo sujeito;
• Letramento – apropriação e uso social da leitura e da escrita pelo sujeito;
x O sujeito para ser considerado letrado ou estar em processo inicial de letramento, segundo Soares, precisa ser no mínimo alfabetizado, ou seja, ter adquirido tecnologia da leitura e da escrita, equivale a afirmar, também, que pessoas que não adquiriram a tecnologia da leitura e da escrita, portanto pessoas “analfabetas”, pois não “sabem” codificar/decodificar letras e palavras, são consideradas iletradas.

POLÊMICA

Uma sociedade moderna, marcada pelo avanço científico e tecnológico, onde a escrita está presente em todo o contexto social do indivíduo, é impossível afirmar que existem pessoas iletradas.


DIMENSÕES DO LETRAMENTO POR SOARES (1998)

DIMENSÃO INDIVIDUAL

•Letramento é um atributo pessoal, “algo” que está relacionado a simples posse individual das tecnologias mentais complementares de ler e escrever.
•Relação muito estreita entre escolarização, alfabetização e letramento.

DIMENSÃO SOCIAL

•Introdução da escrita numa determinada sociedade, sem uma relação forte com ela, pode trazer aos grupos consequências/transformações políticas, sociais, econômicas e linguísticas;
•É impossível definir letramento sem fazer uma análise social/cultural desse fenômeno.

DEFINIÇÃO POR KLEIMAN (1995)

•“Conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos”.
•Considera que a leitura e a escrita fazem parte de atividades sociais, tais como ler um manual ou pagar contas.

ANÁLISE DE SITUAÇÕES


Um comentário:

  1. Sou Profissional da Educação e trabalho como educadora , participo do GESTAR II e estou bastante satisfeita por ter tido esta oportunidade de aperfeiçoamento. Quero registrar meu agradecimento a equipe de facilitadoras e mestras que nos acompanham num trabalho de dedicação e respeito.Muito obrigada a Ana Juralice,Valéria e Liduina. Emília Chaves.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo(a) ao"Tecendo Saberes"

Será um prazer tê-lo como visitante e comentarista
desse espaço educativo que terá toda exposição do desenvolvimento do programa
Gestão de Aprendizagem "Gestar II".
Participe, dê sugestões, a sua interação
será muito importante!!!
Aguardo comentários...
Ana Juralice.