sábado, 22 de agosto de 2009

PAUTA DO ENCONTRO - 19/08/2009



Boas vindas;
Debate: Texto Jô Soares;
Vídeo: O que é Letramento? Introdução ao TP4;
Slide: Ampliando nossas referências;
Leitura compartilhada "Brasileiro não gosta de ler"(Lya Luft);
Trabalho em grupo;
Socialização dos grupos de trabalho;
Filme(Narradores de Javé);
Dever de casa;
Avaliação do encontro.
No dia 19 de agosto de 2009 realizamos o encontro de oito horas contemplando as datas 15 e 29/08, atendendo as reinvindicações dos professores cursistas que externaram em suas avaliações, neste mês não terem nenhum sábado livre porque tinham dois sábados letivos na escola e três encontros do Gestar. Então vimos a situação com carinho e resolvemos realizar este encontro de oito horas com almoço no próprio local.
Recebemos os professores cursistas com uma mensagem em marcadores de texto sobre Letramento(Angela Kleiman), em seguida,exibimos o vídeo " O que é Letramento"?(Kate M. Chong),ampliando idéias sobre o significados dos signos, dando um sentido maior ao mundo.
Trabalhamos um slide reflexões sobre Letramento de Magda Soares e vimos os níveis de leitura do texto " O galo que logrou a raposa", apresentando os níveis de leitura.
Lemos a crônica "Brasileiro não gosta de ler" (Lya Luft).
Dividimos a turma em seis grupos e as unidades 13 e 14 TP4, foram estudadas, discutidas e socializadas, cada grupo ficou com uma seção, os grupos ilustraram o momento através de teatro, música, texto publicitário,carta, literatura de cordel, jornal falado. A socialização dos grupos foi enriquecedora, serão exibidos os trabalhos na sequência.
O dever de casa foi encaminhado os avançando na prática das unidades 13 e 14 TP4, bem como o estudo das unidades 15 e 16 TP4.
O encontro foi marcado com os depoimentos trazidos pelos(a) cursistas sobre a prática em sala de aula, bem como o desenrolar destes nos trabalhos e nas discussões.
Constatamos no entanto, que a pauta não foi cumprida devido ao tempo e a participação ativa dos professores, ficando para o próximo encontro o Texto de Jô Soares e o filme Narradores de Javé que estava planejado para o momento da tarde,foi indicado para assistirem posteriormente.
Os participantes avaliaram o encontro como:
Proveitoso,
Participativo,
Dinâmico,
Fiquei muito emocionada com a mensagem intitulada "Amizade", ao meu aniversário por minha amada Valéria colega formadora de Língua Portuguesa, coordenadora/formadora Liduina em nome de todos do Gestar II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a) ao"Tecendo Saberes"

Será um prazer tê-lo como visitante e comentarista
desse espaço educativo que terá toda exposição do desenvolvimento do programa
Gestão de Aprendizagem "Gestar II".
Participe, dê sugestões, a sua interação
será muito importante!!!
Aguardo comentários...
Ana Juralice.