sábado, 22 de agosto de 2009

NÍVEIS DE LEITURA DE UM TEXTO

______________________________________________________
PLATÃO, Francisco e FIORIN, José Luís. Para entender o texto. São Paulo: Ática.
O GALO QUE LOGROU A RAPOSA
Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “Deixe estar, seu malandro, que já te curo!...” E em voz alta:
― Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor

― Muito bem! ― exclama o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... Como lá vêm vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que também eles tomem parte na confraternização.

Ao ouvir falar em cachorro, Dona Raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se ao fresco, dizendo:
― Infelizmente, amigo Co-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
E rapou-se.
Contra esperteza, esperteza e meia.

(LOBATO, Monteiro, Fábulas, 19. ed. São Paulo. Brasiliense, s. d. p. 47)
______________________________________________
1º NÍVEL DE LEITURA

• Um galo espertalhão, consciente de que a raposa é inimiga, coloca-se sob proteção, fora do alcance das suas garras;

•a raposa tenta convencer o galo de que não há mais guerras entre os animais e que se instaurou a paz;

•o galo acredita na fala da raposa, mostra-se alegre e convida-a a esperar três cães para que também eles participem da confraternização;

• a raposa, sem negar o que dissera ao galo, alega ter pressa e vai embora.
2º NÍVEL DE LEITURA

•O galo dá mostras de ter consciência de que os animais estão em estado de guerra;

•A raposa dá mostras de que os animais estão em estado de paz;

• No nível do fingimento, isto é, da aparência, ambos percebem ter entrado em acordo, mas, no nível da realidade, isto é, da essência, os dois continuam em desacordo.
3º NÍVEL DE LEITURA (leitura mais abstrata que resume o texto todo)

• Afirmação da belicosidade (da guerra) ― negação da belicosidade

•Afirmação da pacificação

•Tudo isso, como se viu, no nível apenas do fingimento, ou seja, do faz-de-conta.

•A esperteza do galo manifestou-se exatamente no fato de ter dado a impressão de estar de acordo com a raposa, quando na realidade continuou em desacordo e com isso preservou sua vida.
O texto admite três planos distintos na sua estrutura:

1) Uma estrutura superficial, onde afloram os significados mais concretos e diversificados. É nesse nível que se instalam no texto o narrador, os personagens, os cenários, o tempo e as ações concretas;

2) Uma estrutura intermediária, onde se definem basicamente os valores com que os diferentes sujeitos entram em acordo ou desacordo;

3) Uma estrutura profunda, onde ocorrem os significados mais abstratos e mais simples. É nesse nível que se podem postular dois significados abstratos que se opõem entre si e garantem a unidade do texto inteiro.

3 comentários:

  1. ótimo post, me ajudou muito num trabalho de escola!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo! Ajudou a tirar minhas dúvidas para a prova.

    ResponderExcluir
  3. Bacana! Trabalhamos com esse texto na faculdade!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo(a) ao"Tecendo Saberes"

Será um prazer tê-lo como visitante e comentarista
desse espaço educativo que terá toda exposição do desenvolvimento do programa
Gestão de Aprendizagem "Gestar II".
Participe, dê sugestões, a sua interação
será muito importante!!!
Aguardo comentários...
Ana Juralice.